Nativita se prepara para implementação da RDC 301
Entre os dias 13 e 15 de setembro, a Responsável Técnica, Emiliana da Matta, e a Supervisora de Produção, Luana Justus, estiveram no instituto Racine em São Paulo, para o treinamento sobre a nova RDC 301. No total, foram 20 horas de curso.
A RDC 301 revoga a RDC 17, que regulamenta sobre as Boas Práticas de Fabricação. Emiliana destaca que a mudança mais significativa foi com relação ao controle em processo de embalagem, que deverá ser todo informatizado.
Além disso, a RDC 301 institui que o desenvolvimento farmacotécnico tem de participar da validação, e excluiu a avaliação retrospectiva que se podia fazer antes.
Luana reforça que a nova legislação veio para trazer mais competitividade para o medicamento brasileiro frente ao mercado internacional. “Isso acontece devido ao maior controle do processo, que passa a ser automatizado”, diz.
Capacitação da equipe interna
No dia 03 de outubro, a Responsável Técnica e a Supervisora de Produção, ministraram o treinamento sobre a RDC 301 para os colaboradores das áreas técnicas e administrativa da Nativita.
O objetivo do encontro foi alinhar a equipe à respeito das mudanças referente aos processos de Boas Práticas de Fabricação.
“O treinamento foi ótimo, tivemos a adesão do administrativo, o que é muito importante para agregar valor à implementação das boas práticas”, esclarece a Responsável Técnica, Emiliana da Matta.
As ações de implementação da nova RDC já estão acontecendo gradativamente na Nativita. Todos os setores estão envolvidos e apoiando a adoção das novas regras.